Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Tenho 17 anos e sou formada em Guia de Turismo. Estou cursando o 1º Semestre de Gestão de Turismo na FATE.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Relatório da Palestra "DIGA NÃO À AIDS"

A palestra que ocorreu no dia 02/03/11 (Quarta-feira) dàs 20:00hs às 21:00hs na quadra de esportes da Faculdade Ateneu tinha como tema “Diga não à AIDS” e o palestrante era o Dr. José Enéo de Carvalho.
A sua origem é um pouco ideterminada, uma das mais antigas identificações do vírus HIV foi no Congo entre 1959 e 1960, entretanto alguns estudos genéticos indicam que os chimpanzés foram quem passaram o vírus para a população humana por volta de cinquenta anos antes.
Um estudo recente afirma que o HIV provavelmente mudou da África para o Haiti e, em seguida, entrou nos Estados Unidos em torno de 1969.
Primeiramente a AIDS foi relatada em 1981, nos Estados Unidos, registrada em cinco homossexuais em Los Angeles, Califórnia. No início não tinha um nome oficial para a doença, muitas vezes referiam-se a ela por meio das doenças que foram associados a ela. Em busca de um nome e observando as comunidades infectadas, dissia-se tambem que era uma doença exclusiva dos homossexuais, no entanto, depois foi comprovado que a AIDS não pertencia somente a essa comunidade.
 O termo "AIDS" por volta 1982, a partir daí começou a usar o nome de AIDS e adequadamente definiu a doença. A maioria das infecções por HIV são adquiridas através de relações sexuais desprotegidas entre parceiros, um dos quais sendo portador do HIV. O principal modo de contaminação pelo HIV é através de contato sexual entre membros do sexo oposto. A forma mais eficaz de se previnir é utilizando a camisinha durante a relação sexual, pois ela reduz até 69% o risco de adquirir o virus. Esse virus é 450 vezes menor que um espermatozóide, por isso é consideravelmente fácil de ser transmitido.
Caso uma pessoa teve uma relação e não tenha usado a camisinha é aconselhável fazer o teste após 15 dias, o quanto antes essa doença for descoberta melhor será para tratá-la, uma vez que até os dias de hoje não foi encontrado uma cura.
Contudo conclui-se que sexo seguro só com camisinha, por mais que você confie no seu parceiro, sempre é melhor previnir do que remediar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário