Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Tenho 17 anos e sou formada em Guia de Turismo. Estou cursando o 1º Semestre de Gestão de Turismo na FATE.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prainha do Canto Verde

A Prainha do Canto Verde é uma RESEX (Reserva Extrativista) com cerca de 200 famílias com base econômica na pesca artesanal da lagosta e o turismo comunitário.
Localizada no litoral leste do Ceará, no município de Beberibe, a 120 Km de Fortaleza, praia tranqüila com ventos suaves de janeiro a junho e mais fortes de julho a dezembro. Da pesca artesanal vem uma grande variedade de  peixes e crustáceos, com destaque para lagosta de maio a dezembro e peixes como a cavala, serra, agulha, arraia, guaiúba, sirigado , dentão e outros peixes vermelhos. A costa da Prainha é área de alimentação de tartarugas que podem ser avistadas com frequência no mar. De março a maio algumas tartarugas de pente escolham a nossa praia para desovar. Vizinho a Prainha grades áreas de manguezais, dunas e lagoas onde podemos admirar garças e aves migratórias. Perto da nossa comunidade nos arredores das lagoas os moradores dos povoados se dedicam ao cultivo de mandioca, milho, cana-de- açúcar e arvores frutíferas como cajueiros, coqueiros e mangueiras. Dá para visitar uma casa de farinha durante a caminhada com nossos condutores na trilha ecológica da Lagoa do Córrego do Sal. Nos passeios no mar observamos os pescadores na arte do seu trabalho.  
 





A História da Comunidade
É muito rica e movimentada. De acordo com relato dos moradores mais velhos, o casal Joaquim “Caboclo” e Filismina assentou-se na praia cerca de 1870 e junto geraram 12 filhos, assim dando inicio a comunidade de Prainha do Canto Verde.
Centro Comunitário

A primeira noticia documentada no Jornal O Povo sobre a comunidade é o “raid” de 1928 quando 3 pescadores resolverem navegar até Belém no Pará na jangada Sete de Setembro. A aldeia original ficava a oeste da vila atual. Mas, com as grandes chuvas de 1974 a vizinha Lagoa do Jardim rompeu, levando a maioria das casas de taipa para o mar, provocando a mudança da comunidade. Em 1976, um grileiro em sociedade com uma empresa imobiliária entra em cena para acabar com a paz e a tranqüilidade da comunidade, tentando se apoderar das suas terras. A reação dos moradores é a luta pela terra. Em 1989, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDPDH) do Cardeal D. Aloísio Lohscheider ajudou a fundar a Associação dos Moradores da comunidade. Em 1992 inicia o projeto para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Em 1992 inicia o projeto para o desenvolvimento sustentável da comunidade com o apoio dos Amigos da Prainha do Canto Verde. Em 1993, acontece a famosa viagem de protesto da jangada S.O.S. Sobrevivência até o Rio de Janeiro, com 4 jangadeiros e 2 mulheres de carro dando apoio logístico. Em 1995, nasce o Fórum dos Pescadores do Litoral Leste em assembléia na Prainha do Canto Verde e que mais tarde se amplia  para todo o Estado do Ceará. Em 1999 a comunidade virá academia para o Curso de Formação de 105 Lideranças do litoral do Ceará. Em 2002 inaugura a Escola dos Povos do Mar para os jovens pescadores da comunidade e em 2004 o Estaleiro Escola para construção de catamarã de pesca. Em 14 de março de 2006 o voto  do STJ- Superior Tribunal de Justiça anulou todos os direitos da imobiliária e abriu caminho para a regularização da posse de terra dos moradores. No dia do meio ambiente, 05 de junho de 2009 reconhecendo os esforços e a luta da comunidade o Presidente Lula assinou o decreto criando a Reserva Extrativista para o uso sustentável da Prainha do Canto Verde.

Preservação do Meio Ambiente
É assunto serio para os Prainheiros. O regulamento da terra ordena o uso do espaço natural e o regulamento de pesca mostra a preocupação com a sustentabilidade da pesca. As crianças criaram o GPT- Grupo de Protetores das Tartarugas e Peixe Boi. Com apoio de instituições internacionais os pescadores discutem a criação do Código de Conduta para Pesca Responsavel e junto com pescadores do litoral leste e ONG`s do Ceará estão articulando a criação de uma área marinha protegida abrangendo uma boa parte do litoral leste do Ceará.
 

 


Ce


O Nosso Turismo
 
O desenvolvimento do turismo na Prainha do Canto Verde se diferencia das outras praias do litoral do Brasil porque visa o desenvolvimento local e a preservação do ecossistema. Assim consta na declaração de missão elaborada pelo Conselho de Turismo em 1997:
 “Desenvolver o turismo ecológico de forma comunitária para melhorar a renda e o bem-estar dos moradores: preservando os nossos valores culturais e os recursos naturais da nossa região”.
Os moradores fornecem hospedagem em hospedarias simples, mas aconchegantes, servindo refeições com peixes ou lagostas recém pescados. Outros moradores, jovens e mulheres criam arte e artesanato que encontramos na BODEGA da comunidade. Pescadores oferecem passeios de jangada ou no moderno catamarã a vela e os jovens condutores de trilha levam os visitantes para conhecer a comunidade e as trilhas através das dunas e lagoas. Investimentos são feitos com as economias próprias e há um fundo rotativo para pequenos investimentos. A renda e o lucro do turismo ficam na comunidade, alimentando assim a economia local. A pesca é a principal atividade econômica na comunidade, o turismo, agroecologia, arte artesanato e inclusão digital visam à geração de renda complementar para as famílias e para que os nossos jovens possam permanecer na sua terra e viverem uma vida produtiva e saudável. O Conselho de Turismo Comunitário administra reservas, ofertas de pacotes turísticos e a recepção dos visitantes, organiza cursos profissionalizantes e para melhoria de qualidade e marketing. Os nossos visitantes são pessoas que respeitam a natureza, valorizam a diversidade cultural e a história da comunidade. Eles desejam um mundo mais justo e solidário e estão preocupados com aquecimento global igual à gente.


 

 





Para entender melhor....    
Reservas extrativistas são áreas destinadas à exploração sustentável e conservação dos recursos naturais. Conforme o artigo 18 da Lei 9.985 que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.
Turismo Comunitário é uma oportunidade para aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a co-gestão para preservar o patrimônio natural, cultural e as formas de vida tradicionais das comunidades e do seu território.  Toda forma de organização empresarial sustentado na propriedade do território e da autogestão dos recursos comunitários e particulares com práticas democráticas e solidárias no trabalho e na distribuição dos benefícios gerados através da prestação de serviços visando o encontro cultural com os visitantes
A Bodega da Prainha do Canto Verde é um espaço de comercialização de produtos artesanais, higiene pessoal, confecções, alimentícios e agroecológicos. Os produtos são produzidos na comunidade e também em outras comunidades que fazem parte da BODEGA. A comercialização participativa é feita diretamente ao consumidor com preço “justo”, já acrescida uma taxa de 12 % a fim de garantir um fundo para a sustentabilidade do espaço.









Referência: Folheto da Prainha do Canto Verde

2 comentários: